O termo ‘startup’ é muito popular hoje em dia, e existem muitas dúvidas sobre esse modelo de negócios. Muitas pessoas definem “como um negócio de tecnologia e com menos de 100 funcionários”.
Porém, o conceito é muito vasto, se você quer entender o assunto de uma vez por todas, continue lendo.
A Investopedia define startup como.
“Uma empresa nos primeiros estágios de operação. Fundada por um ou mais empreendedores que desejam desenvolver um produto ou serviço para o qual acreditam haver demanda.
Essas empresas geralmente começam com custos altos e receita limitada, razão pela qual procuram capital de uma variedade de fontes, como capitalistas de risco.”
Steve Blank, um empreendedor em série do Vale do Silício, definiu startup como uma organização ou negócio formado temporariamente para explorar um modelo de negócios sustentável e escalável.
Ele diferencia uma startup de pequenas empresas pelo fato de as pequenas empresas serem baseadas em modelos de negócios fixos. E não é o caso de uma startup.
Outra definição famosa, define esse modelo de negócios como um empreendimento comercial onde os fundadores começaram a resolver um problema ou a encontrar uma solução para os desafios potenciais que podem criar uma oportunidade de negócio e impacto significativos.
Eric Ries, fundador da metodologia de startup enxuta, conceitua que “Uma startup é uma instituição humana projetada para criar um novo produto ou serviço sob condições de extrema incerteza.”
Então o que é uma startup?
Em suma, esse modelo de negócios busca encontrar uma solução para qualquer problema imaginando um produto ou serviço.
Esse tipo de empresa conceitua novos modelos de negócios em relação aos clientes, distribuição e aspectos financeiros de um negócio.
Além disso, ela deve implementar modelos de negócios para prever se eles são sustentáveis ou escaláveis para a perspectiva do cliente.
Diferente do que muitos dizem, uma empresa de 5 anos pode ser uma startup, e uma grande startup com mais de 200 funcionários também pode ser uma. O Facebook foi uma e o Uber também, o modelo de negócios funcionou e o negócio cresceu a ponto de virarem grandes empresas.
Independente de ser um negócio tradicional ou inovador, todas as empresas precisam de um planejamento bem feito para gestão financeira, veja mais detalhes sobre a importância desse plano em nosso post!
Deixe um comentário