Holding é um termo muito comum nos negócios, porém muitos não sabem exatamente o que é esse tipo de empresa, como funciona e qual seu objetivo, mas no mundo corporativo esse é um assunto muito importante.

Uma holding é uma empresa que não conduz quaisquer operações, empreendimentos ou outras tarefas ativas para si mesma. Em vez disso, existe com o propósito de possuir ativos.
Em outras palavras, a empresa não se dedica à compra e venda de quaisquer produtos e serviços. Em vez disso, foi criada para ter o controle de uma ou mais empresas.
Existem duas maneiras principais pelas quais as empresas podem se tornar sociedades controladoras (holdings).
Uma é adquirir ações com direito a voto ou ações de outra empresa e, com isso, a empresa terá o poder de controlar suas atividades.
A segunda maneira é criando uma nova empresa do zero e, em seguida, retendo todas ou parte das ações da nova empresa.
Embora possuir mais de 50% das ações com direito a voto de outra empresa garanta maior controle, uma controladora pode controlar o processo de tomada de decisão mesmo que possua apenas 10% de suas ações.
O relacionamento entre a empresa-mãe e as empresas que ela controla é denominado relacionamento entre a matriz e a subsidiária.
Nesse caso, a empresa-mãe é conhecida como a matriz, enquanto a organização que está sendo adquirida é chamada de subsidiária. Se a matriz controla todas as ações com direito a voto da outra empresa, essa organização é chamada de subsidiária integral da matriz.
Tipos de empresas holding

- Pura
Uma holding é considerada pura se tiver sido formada com o único propósito de possuir ações de outras empresas. Basicamente, a empresa não participa de nenhum outro negócio que não seja o controle de uma ou mais empresas. - Mista
Uma holding mista não apenas controla outra empresa, mas também desenvolve suas próprias operações. Também é conhecida como holding operacional.
As holdings que participam de linhas de negócios totalmente não relacionadas de suas subsidiárias são chamadas de conglomerados.
- Imediata
Uma holding imediata é aquela que mantém ações com direito a voto ou o controle de outra empresa, apesar de a própria empresa já ser controlada por outra entidade. Simplificando, é um tipo de controladora que já é subsidiária de outra. - Intermediária
Uma holding intermediária é uma empresa que é simultaneamente uma holding de outra entidade e uma subsidiária de uma empresa maior. Uma controladora intermediária pode ser dispensada da publicação de registros financeiros como uma controladora do grupo menor.
Quer uma consultoria mais profunda sobre o assunto? Agende um horário através de um dos nossos canais oficiais agora mesmo.
Deixe um comentário