Por: Categoria: Trabalhista.

Em situações de crise, o layoff pode ser uma alternativa à demissão de funcionários. Mas, o que isso significa? Derivado do inglês, o layoff é a suspensão temporária do contrato de trabalho.

o que é layoff

A condição de afastamento refere-se à rescisão temporária ou definitiva do contrato de trabalho de um funcionário por motivos relacionados ao negócio, e não ao desempenho do colaborador em questão. 

Geralmente, o layoff ocorre porque a organização deseja reduzir o tamanho ou está tendo problemas com gerenciamento de pessoal. Quando os trabalhadores são dispensados de forma permanente, geralmente é devido à dispensa de cargos.

Uma empresa pode suspender apenas um trabalhador ou um grupo de trabalhadores ao mesmo tempo.

Em tempos de crise financeira, muitas empresas precisam demitir funcionários por diferentes motivos. Os motivos mais comuns pelos quais os funcionários são dispensados incluem corte de custos, redução de pessoal, realocação, aquisições e fusões.

No entanto, os proprietários da empresa podem escolher outras opções em vez de rescindir os contratos de seus funcionários. As alternativas viáveis incluem oferecer mais tempo livre não remunerado, adotar configurações de trabalho virtuais e reduzir os extras.

Alternativas para o layoff

Demitir funcionários é estressante não apenas para as pessoas afetadas, mas também para o departamento de RH. Na verdade, também afeta a imagem de uma empresa, já que para os observadores que estão de fora podem pensar que a empresa está lutando para se manter viva. Então, há alternativas para demitir trabalhadores? Sim, existem!

  1. Incentive a aposentadoria voluntária
    Se uma empresa precisa reduzir sua força de trabalho, por que não perguntar quem quer se demitir voluntariamente? Por exemplo, o proprietário pode oferecer aos trabalhadores mais velhos um pacote de aposentadoria como incentivo. Um programa de aposentadoria voluntária permite que os indivíduos façam uma transição tranquila para a aposentadoria.

A adoção de tal estratégia beneficia o dinheiro da empresa de duas maneiras. Um, ajuda o proprietário da empresa a cumprir sua meta de redução da força de trabalho e, segundo, economiza dinheiro, já que aqueles que se aposentam voluntariamente geralmente são os trabalhadores que ganham mais na empresa.

  1. Corte os gastos extras
    Se uma empresa está demitindo funcionários para reduzir custos, ela pode buscar outras formas de economizar dinheiro. Por exemplo, os gerentes da empresa podem congelar contratações adicionais, reduzir ou remover bônus e aumentos e eliminar viagens desnecessárias. Eles também podem adiar atualizações em equipamentos não vitais.
  2. Considere o home office
    Outra forma de reduzir custos é manter apenas a equipe mais importante no local e enviar o restante dos trabalhadores para casa para trabalhar remotamente. Graças a tecnologia, o proprietário da empresa ainda será capaz de gerenciar seus funcionários remotamente através da realização de video-conferências.
  3. Ofereça mais tempo livre não remunerado
    O proprietário de uma empresa também pode economizar dinheiro oferecendo mais tempo de folga não remunerado, em vez de eliminar as posições dos trabalhadores. Por exemplo, ele pode pedir a seus funcionários que faltem ao trabalho às sextas-feiras ou oferecer-lhes duas semanas adicionais de férias durante determinado período.

Se você gostou desse artigo, talvez possa se interessar por esse também: “Demissão por justa causa, quais são os motivos?“. E não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais clicando nos ícones abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *