O empreendedorismo social consiste em reconhecer os problemas sociais e alcançar uma mudança social através do emprego de princípios, processos e operações empresariais.

Está relacionado a definir um problema social particular e então organizar, criar e gerenciar um empreendimento social para alcançar a mudança desejada.
A mudança pode ou não incluir uma eliminação completa de um problema social. Esse tipo de projeto pode ser um processo vitalício com foco na melhoria das circunstâncias existentes.
Enquanto o empreendedorismo de negócios em geral significa assumir a liderança para abrir um novo negócio ou diversificar o existente, o empreendedorismo social se concentra principalmente na criação de capital social sem medir o desempenho em lucro ou retorno em termos monetários.
Os empresários desta área estão associados a setores e organizações sem fins lucrativos. Mas isso não elimina a necessidade de se obter lucro. Afinal os empreendedores precisam de capital para dar continuidade ao processo e trazer uma mudança positiva na sociedade.
Junto com os problemas sociais, o empreendedorismo social também se concentra nos problemas ambientais. Fundações de direitos da criança, usinas de tratamento de resíduos e fundações de empoderamento de mulheres são alguns exemplos de empreendimentos sociais.
Empreendedores sociais podem ser aqueles indivíduos associados a organizações sem fins lucrativos e não governamentais que arrecadam fundos por meio de eventos e atividades da comunidade.
Se você é um empreendedor e está buscando novas formas de inovar, recomendamos também a leitura do post que explica o que é economia compartilhada, que também é uma forma diferente de empreender.
Gostou do conteúdo? Então não se esqueça de compartilhá-lo como seus contatos.
Deixe um comentário