O termo compliance tem ganhado força desde 2014 no mundo corporativo, porém, ainda é um conceito muito abstrato para diversos gestores. Originário do inglês “to comply with”, esse conceito significa estar em conformidade com regras e procedimentos legais.
O Compliance – conformidade corporativa – deve ser uma parte essencial das operações comerciais, independentemente do setor. Essa conformidade é “a ação de cumprir uma ordem” ou “o estado de cumprimento de regras ou padrões”.
No mundo corporativo, é definido como o processo de garantir que sua empresa e funcionários sigam todas as leis, regulamentos, padrões e práticas éticas que se aplicam à sua organização e indústria.
A conformidade corporativa abrange políticas e procedimentos internos, bem como leis federais e estaduais. Aplicar a conformidade ajuda sua empresa a prevenir e detectar violações de regras, o que protege sua organização de multas e processos judiciais.
O processo de conformidade deve ser contínuo, por isso, muitas empresas estabelecem um programa para controlar de forma consistente e precisa suas políticas de compliance ao longo do tempo.
Qual a importância de ter um programa de compliance?
O principal objetivo ter criar e aplicar um projeto continuo de compliance é proteger o seu negócio. Isso porque retorno sobre o investimento de aplicar esse tem resultados significativos, ajudando você a evitar desperdício, fraude, abuso, discriminação e outras práticas que interrompem as operações e colocam sua empresa em risco.
Seu programa de conformidade corporativa precisa ser integrado a todos os esforços de conformidade em toda a empresa, desde o gerenciamento de regulamentações externas e políticas internas até o treinamento de funcionários.
Certificando-se de que todos os departamentos e funcionários estão trabalhando juntos para manter os padrões, você consegue reduzir o risco de grandes falhas e violações.
Um programa eficaz melhora a comunicação entre a liderança e a equipe. Por isso, é necessário ter um processo para criar, atualizar, distribuir e rastrear políticas de conformidade. Afinal, os funcionários não podem ser responsabilizados por regras e regulamentos que eles não sabem que existem.
Mas, uma vez que eles entendam as expectativas, sua equipe pode manter o foco nas metas mais amplas da sua organização e ajudar as operações a funcionar sem problemas. Além disso, quando os funcionários são devidamente treinados nos requisitos de compliance, eles são mais propensos a reconhecer e relatar atividades ilegais ou antiéticas.
Manter um projeto de compliance ajuda seus funcionários fazerem bem seus trabalhos, alcançarem seus objetivos de carreira e manterem os clientes satisfeitos. Por sua vez, sua empresa pode atingir seus objetivos e crescer mais rápido.
Deixe um comentário