Você sabe o que é o relatório DRE? Se você é um empresário de pequeno ou médio porte, pode ter se deparado com essa sigla e se perguntado o que isso significa.
Apesar do termo ser de relativamente comum, afinal muitos profissionais já ouviram falar sobre o DRE, poucas pessoas de fato sabem o significado desse conceito.

O que é DRE?
DRE é uma sigla que significa: Demonstração de Resultado do Exercício. Os demonstrativos financeiros são ferramentas muito úteis dentro da contabilidade de uma empresa.
A DRE não é o único demonstrativo utilizado para realizar um balanço, além dela temos o Fluxo de Caixa, Balanço Patrimonial, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) e Demonstração do Valor Adicionado, entre outros.
As demonstrações contábeis podem ser entendidos como relatórios da gestão das finanças e, com a DRE, não é diferente.
A Demonstração de Resultado do Exercício costuma ser um demonstrativo feito em conjunto do Balanço Patrimonial, visto que um auxilia na construção do outro.
Nesse documento são descritas todas as movimentações financeiras realizadas dentro da empresa em um determinado período. O período pode ser mensal, trimestral ou anual. Depende do que se objetiva com a realização do relatório.
Vale ressaltar, a DRE surgiu a partir de uma lei do nosso país que foi criada em 1976, a lei nº 6.404, que obriga as empresas a apresentarem a Demonstração de Resultado do Exercício anualmente.
Contudo, muitas são as empresas que fazem a DRE em períodos menores, como o mensal e o trimestral, para fins de controle interno.
Saber o que é DRE é um dos primeiros passos para manter uma vida financeira saudável dentro da sua empresa.
Qual a importância da DRE?
Por ser um relatório exigido por lei, as consequências de não ter uma DRE podem ser significativas para a sua empresa. Além disso, ter esse documento traz diversos benefícios à empresa.
Quando o assunto é gestão estratégica, a Demonstração de Resultado do Exercício fornece um panorama geral de toda a situação financeira da empresa.
Facilitando a visualização do lucro alcançado, ou até mesmo o prejuízo, além dos impostos pagos sobre o que foi comercializado e outras despesas e gastos realizados.
Como toda a receita da empresa é descrita nesse documento, além das saídas que foram feitas naquele período, é possível ter informações altamente relevantes para uma boa administração da empresa e para o planejamento de novas ações que serão adotadas.
Outro motivo pelo qual esse documento é muito útil, está atrelado a organização que ela traz, pois seria impensável fazer uma DRE organizar as contas que foram pagas e as que foram recebidas.
A DRE sem dúvida é um relatório financeiro muito importante para qualquer empresa, independente do porte, que nas mãos de um gestor eficiente, pode auxiliar a empresa a alcançar resultados cada vez melhores.
Quer saber mais sobre como como formatar uma Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) para a gestão financeira da sua empresa? Agende já uma consultoria! Se gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhá-lo como seus contatos através dos botões abaixo.
Deixe um comentário