Por: Categoria: Trabalhista.

As palavras “estagiário” e “trainee” muitas vezes são usadas como sinônimos, mas a verdade é que, embora esses dois programas sejam voltados para jovens em início de carreira, eles possuem conceitos diferentes.

Qual a diferença entre estagiário e trainee?

O estágio é uma atividade, remunerada ou não, realizada em uma empresa enquanto o colaborador ainda está na graduação. Já o trainee precisa estar no último ano ou ter se formado recentemente e é um funcionário registrado como os outros, mas que ocupa um cargo júnior.

Vale ressaltar que o estagiário não é um funcionário da empresa. Seu contrato de trabalho é regido pela Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, e é considerado por lei um ato educativo escolar supervisionado.

O estágio permite que o jovem aprenda na prática o que estuda em teoria na sala de aula. Quando acaba um programa de estágio, o estagiário poderá ou não receber uma oferta de efetivação.

Já no caso do trainee, espera-se que ao fim de um programa o profissional assuma uma cadeira de liderança, geralmente na posição de gerente, ou exerça função técnica sênior.

Se você está procurando um estagiário ou um trainee para sua empresa, recomendamos a leitura do nosso post: “Como atrair e reter talentos na sua empresa?“. Se gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhá-lo como seus contatos através dos botões abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *