Por: Categoria: Tributário.

A declaração de imposto de renda é um assunto que sempre gera muitas dúvidas, principalmente para quem está fazendo o processo pela primeira vez. Se você ainda não entregou o seu, é importante saber a diferença entre a declaração completa e a simplificada para escolher a melhor opção.

Qual a diferença entre a declaração de imposto de renda completa e a simplificada

Escolher qual é o melhor modelo tributário, na hora de fazer a declaração é importante, porque isso é o que vai definir se você terá direito a maior restituição ou menor imposto a pagar. E nada hora de escolher, tudo vai depender das despesas que você possui para deduzir. Confira mais detalhes de cada opção abaixo.

Declaração do imposto de renda simplificada

O modelo simplificado utiliza um abatimento padrão de 20% sobre a soma de todos os rendimentos tributáveis recebidos ao longo do ano anterior. É importante ficar atento, pois esse abatimento é limitado a R$ 16.754,34

Qualquer contribuinte pode usar esse modelo, independentemente do tamanho da renda total ou do número de fontes pagadoras. O imposto recolhido no ano passado, seja pela retenção em fonte, seja por meio do recolhimento obrigatório mensal (carnê-leão), deverá ser informado, pois será descontado do cálculo final do IR a pagar.

Declaração com o modelo completo

Nesse modelo é obrigatório informar todos os gastos e rendimentos dedutíveis realizados no ano anterior e guardar os comprovantes por, no mínimo, cinco anos.

A escolha entre os dois modelos varia de acordo com suas despesas dedutíveis. Para quem tem filhos como dependentes, e esses estudam em escola particular e possuem plano de saúde, pode ser que o modelo completo seja a melhor opção. Porém se não tiver muitas despesas dedutíveis, o modelo simplificado pode ser melhor.

Na hora de realizar a declaração o programa te ajuda a fazer a escolha mais vantajosa para reduzir o imposto a pagar ou aumentar a restituição. Se você quer saber mais detalhes em relação a quais despesas que podem ser deduzidas do IRPF, leia nosso post na integra!

Além disso, em muitos casos, fazer a declaração de forma errônea pode gerar multas muito altas, por isso, é importante contar com um contador experiente para não correr o risco de cair na malha fina. Se você precisa fazer sua declaração, fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *