As empresas hoje precisam ser capazes de crescer com inovações tecnológicas para se manterem competitivas e conseguir atrair e reter talentos na empresa. Uma grande parte desse crescimento é possível por meio do treinamento e do desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades de seus funcionários.

A retenção de funcionários permite que uma empresa desenvolva continuamente seu quadro de funcionários, sem perder os investimentos feitos em qualificação e treinamento.
A “Retenção de funcionários” refere-se às várias políticas e práticas usadas por uma organização para reter seus funcionários. O custo de contratação de novos funcionários é geralmente mais alto do que para retê-los, e a rotatividade pode causar estresse para os funcionários atuais.
Todo empregador deseja recrutar funcionários talentosos, especialmente para cargos que sejam essenciais para o desempenho e o crescimento. Antes de contratar esses funcionários, a empresa precisa primeiro atraí-los para seu negócio, e esses passos são essenciais nesse processo:
- Demonstre uma cultura de trabalho agradável;
- Ofereça benefícios e vantagens atraentes;
- Use tecnologia moderna;
- Ofereça bônus de indicação de funcionários atuais;
- Ofereça espaço para crescimento dentro de sua empresa (Plano de Carreira);
Substituir funcionários, especialmente os bons, pode ser um desafio para muitos proprietários de empresas. Geralmente é muito mais fácil reter os funcionários atuais do que encontrar novos. Algumas dicas para melhorar a taxa de retenção de funcionários estão listadas abaixo:
- Ofereça uma programação flexível, se possível home office.
- Certifique-se de que seus funcionários saibam o que você espera deles
- Tenha um Departamento de Recursos Humanos
- Trate Seus Funcionários com Justiça
Depois que um empregador entende as variáveis motivacionais de seus funcionários, ele pode agir para criar ambientes mais favoráveis à retenção em sua empresa e com isso diminuir a rotatividade de funcionários e reter grandes talentos.
A retenção de funcionários consiste em muitos elementos cumulativos. As variáveis motivacionais serão diferentes para cada pessoa, portanto, entender o que motiva intrínseca e extrinsecamente os funcionários deve ser uma prioridade para os empregadores.
Depois que um empregador entende as variáveis motivacionais de seus funcionários, ele pode agir para criar ambientes mais favoráveis à retenção em sua empresa. Se gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhá-lo como seus contatos através dos botões abaixo.
Deixe um comentário