Por: Categoria: Empreendedorismo.

No último post vimos que 2020 foi o ano que registrou maior número de abertura de empresas, e tudo indica que o ano de 2021 pode seguir a mesma tendência. E para facilitar o processo de abertura de empresas, o governo federal lançou o “Balcão Único”.

Como funciona o Balcão Único?

Balcão Único visa simplificar a abertura de empresas

O Balcão Único é um sistema que permite a qualquer cidadão abrir uma empresa de forma simples e automática, reduzindo o tempo e os custos para iniciar um negócio no Brasil. O projeto foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

A implementação do Balcão Único é feita em parceria entre o governo federal e os governos municipais e estaduais. O Balcão Único é uma integração de dados entre os órgãos de cada esfera de Governo. O sistema é disponibilizado pela Junta Comercial do estado.

Com o Balcão Único, a coleta de todos os dados necessários para o funcionamento da empresa é feita pelo preenchimento de um formulário eletrônico único, disponível na internet. Através do sistema serão realizados:

  • Recebimento das respostas necessárias da Prefeitura; 
  • Registro da empresa; 
  • Obtenção do número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e inscrições fiscais; 
  • Desbloqueio do cadastro de contribuintes; 
  • Recebimento das licenças, quando necessárias; 
  • Cadastro dos empregados que serão contratados. 

Além disso, o Balcão Único permitirá que os empreendedores possam, no momento da abertura da empresa, realizar o cadastro de empregados pelo e-Social. Para acessar o sistema entre em: https://vreredesim.sp.gov.br/

A primeira cidade a aderir ao projeto foi a cidade de São Paulo, que tornou disponível o novo sistema no dia 15 de janeiro de 2021 para todos os interessados em abrir um negócio no município. 

No calendário, está previsto que a cidade do Rio de Janeiro seja a próxima a receber essa novidade para os empreendedores. 

Depois de São Paulo e Rio de Janeiro – cidades com maior concentração de negócios no país – o governo federal pretende expandir o projeto para todo o Brasil, beneficiando e estimulando empreendedores brasileiros e estrangeiros que queiram investir no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *