A Análise SWOT é uma ferramenta clássica da administração. Ela é indicada para empresas de todos os portes. E serve para analisar os pontos fortes e fracos, e as oportunidades e ameaças de um negócio.
O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial de gestão, que é adotada pelas organizações para o definir as direções a serem seguidas pela empresa e seus colaboradores. O uso de estratégias são de extrema importância para o aumento da competitividade no ambiente empresarial
O que significa o SWOT
SWOT é uma sigla em inglês dos termos Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades para o seu negócio) e Threats (ameaças para o seu negócio).
A avaliação estratégica realizada a partir da matriz SWOT é uma das ferramentas mais utilizadas na gestão estratégica competitiva. Trata-se de relacionar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo com as forças e fraquezas mapeadas no ambiente interno da organização.
As quatro zonas servem como indicadores da situação da organização. Os pontos fortes e fracos, em geral, estão dentro da própria empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças, na maioria dos casos, têm origem externa.
A analise SWOT é uma ferramenta essencial para empresas de qualquer porte (embora seja mais utilizada por empresas médias e grandes), pois é através dela que a empresa consegue ter uma visão clara e objetiva sobre quais são suas forças e fraquezas no ambiente interno e suas oportunidades e ameaças no ambiente externo.
Com essa ferramenta estratégica os gerentes conseguem elaborar estratégias para obter vantagem competitiva e melhor o desempenho organizacional.
Depois de fazer essa análise o empreendedor pode organizar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.
Ele é muito útil pois incentiva o empreendedor a analisar sua empresa sob diversas perspectivas de forma simples, objetiva e propositiva.
Recomendação de leitura: Qual a importância do planejamento orçamentário? leia também:
Quais as vantagens do planejamento tributário.
Gostou do conteúdo? Então não se esqueça de compartilhá-lo como seus contatos através dos botões abaixo.
Deixe um comentário