Saúde é um assunto de extrema importância, principalmente nas empresas, afinal quando ela está comprometida fica mais difícil para o colaborador cumprir suas tarefas com eficiência. Por isso, separamos as 5 doenças ocupacionais mais comuns para você ficar atento com a saúde dos seus colaboradores.

Uma doença ocupacional é qualquer doença contraída principalmente como resultado de uma exposição a fatores de risco decorrentes da atividade de trabalho.
As doenças relacionadas ao trabalho têm múltiplas causas, em que fatores do ambiente de trabalho podem desempenhar um papel, juntamente com outros fatores de risco, no desenvolvimento dessas doenças.
Muitos funcionários podem adquirir problemas que são ocasionados pela repetição, pelo barulho ou por outras causas.
Você como gestor tem que ficar atento a essa questão para que haja um acompanhamento adequado e sua empresa não sofra com as consequências de distúrbios que possam prejudicar o desempenho do colaborador. Listamos 5 doenças comuns relacionadas ao trabalho com dicas para evitá-las.
1 – LER (Lesão por Esforço Repetitivo)
Atinge os funcionários que realizam as mesmas ações repetidamente todos os dias;
2 – DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho)
Atinge os profissionais que trabalham em posturas inadequadas;
3 – Surdez definitiva ou temporária
Atinge os profissionais que são expostos a ruídos constantes.
4 – Sofrimentos psíquicos
Ansiedade, depressão e o estresse estão cada vez mais ligados às pressões sofridas no ambiente de trabalho.
5 – Irritações ou alergias na pele
Atinge os profissionais que estão em constante contato com substâncias químicas.
Algumas ações podem ser tomadas para diminuir os riscos dessas doenças, dentre elas estão: Ginástica laboral, pausas para descanso, utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), limpeza do ambiente de trabalho, ouvir as sugestões dos colaboradores e implantá-las quando possível.
Deixe um comentário